Cargo: SEO Product Manager
Período: Outubro de 2021 → Abril de 2023
A StartSe é uma empresa brasileira que promove cursos e imersões executivas no Brasil e no exterior. O site da StartSe possui a missão de apresentar os cursos aos clientes da empresa e conteúdos relacionados ao universo da inovação, empreendedorismo e da nova economia.
- Tipo do site: Portal de conteúdo / Site institucional
- Indústria: Empreendedorismo
- CMS: Strapi
- Número de páginas: +2 mil
Principais desafios
- Ao começar o trabalho com a StartSe, notei graves problemas técnicos, que impediam o correto crawleamento, indexação e renderização das páginas do site.
- O resultado eram números de tráfego orgânico e palavras-chave muito abaixo do potencial e em declínio acentuado.
- Aproximadamente 6 meses antes da minha entrada na empresa, foi conduzido um processo de migração de CMS sem o devido acompanhamento de SEO e que demandava correções no passivo.
O que foi feito?
- Auditoria técnica de SEO, para identificação e priorização dos problemas encontrados.
- A auditoria encontrou problemas com a canonicalização de URLs, com o sitemap e o robots, com a experiência de carregamento e leitura, com a organização de subtítulos das páginas, entre outros problemas.
- Após a auditoria técnica e resolução dos problemas mais urgentes, com a ajuda da equipe de desenvolvedores, levantei potenciais melhorias, para amplificar os resultados orgânicos:
- Melhorias dos aspectos de EEAT dos artigos.
- Otimização e organização dos sitemaps.
- Construção da lógica de links internos, manuais e automáticos.
- Inserção de dados estruturados nas páginas dos produtos e nos artigos.
Principais resultados
- Impressões: crescimento de 142,4%, comparando o mês de novembro de 22 (com a conclusão das melhorias e correções), em relação ao mês anterior.
- Cliques: crescimento de 141,9%, comparando o mês de novembro de 22 (com a conclusão das melhorias e correções), em relação ao mês anterior.
