Cargo: SEO Advisor
Período: Abril de 2020 → Março de 2023
A Trio Developers é uma empresa baseada nos EUA, mas fundada por brasileiros. A Trio atua no recrutamento e outsourcing de desenvolvedores da América do Sul e Central, para empresas dos EUA. O site é o ponto de atração de clientes e os conteúdos visam tratar de temas técnicos, com uma visão mais estratégica e voltada para C-Levels.
- Tipo do site: Site institucional
- Indústria: Tecnologia
- CMS: HubSpot e CMS próprio
- Número de páginas: Aprox. 200
Principais desafios
- Ao começar o trabalho com a Trio, notei a necessidade de uma auditoria de conteúdo, pois o site já possuía mais de 50 conteúdos postados, porém ranqueava para menos de 200 palavras-chave, sendo que nenhuma delas na primeira página do Google.
- Isso indicava problemas na estratégia de conteúdo anterior e na construção de artigos com pouco, ou nenhum, enfoque em SEO.
- Notei, também, problemas técnicos de SEO, especialmente com o sitemap e com a canonicalização de páginas, além de uma fraca estrutura de links internos.
- O resultado era uma desconfiança dos fundadores da empresa no SEO como parte importante de uma estratégia que criasse um canal orgânico rentável.
O que foi feito?
- Auditoria técnica de SEO, para identificação e priorização dos problemas encontrados.
- A auditoria encontrou problemas com a canonicalização de URLs, com o sitemap e o robots, com a experiência de carregamento e leitura, entre outros problemas.
- Após a auditoria técnica e resolução dos problemas mais urgentes, com a ajuda da equipe de desenvolvedores, levantei potenciais melhorias, para amplificar os resultados orgânicos:
- Melhorias dos aspectos de EAT dos artigos.
- Otimização e organização dos sitemaps.
- Construção da lógica de links internos, manuais e automáticos.
- Inserção de dados estruturados nas páginas dos produtos e nos artigos.
- Após 1 ano de trabalho com a Trio, foi feita uma bem-sucedida migração do CMS em uso, partindo de um CMS customizado, para o HubSpot.
- A bem-sucedida migração propiciou uma melhor compreensão e trackeamento dos funis de conversão.
Principais resultados
- Tráfego orgânico: A Trio Developers alcançou 102 mil acessos mensais em novembro de 2022.
- Palavras-chaves: Atualmente, a Trio ranqueia para 63 mil palavras-chave, sendo 1,5 mil nas posições 1 a 3 do Google.
- Empresa: A Trio Developers saiu de 12 empregados, em 2021, para mais de 60 empregados, tendo como único canal para geração de clientes o orgânico, impulsionado pelas práticas de SEO.


